segunda-feira, 4 de novembro de 2013

DAVI


Rei Davi - Jerusalém - 2010
 
 
Você provavelmente já conhece Davi como o maior rei do Israel antigo. Sabe que ele foi o autor de dezenas de Salmos. Talvez você saiba que ele era um músico e um cantor de talento. Ele era todas essas coisas. Mas também era algo mais: a Bíblia diz que Davi era considerado por Deus um homem segundo o seu coração (1 Sm 13:14).
 
O que Davi fez para ser considerado tão especial para Deus? Ele era perfeito, capaz de manter o controle total sobre seus desejos mais fundamentais? Longe disso. Davi tinha um temperamento explosivo e era capaz de agir com imprudência (1 Sm 25:1-35). Ele se tornou um guerreiro violento, que nunca recuou ao eliminar seus inimigos (2 Sm 8:1-2).
 
E também tinha uma queda por mulheres. Embora a maioria dos leitores da Bíblia saiba sobre o adultério com Bate-Seba (2 Sm 11), poucos se lembram de que seus primeiros seis filhos nasceram de seis esposas diferentes (2 Sm 3:2-5).
 
O que, então, fazia de Davi um homem segundo o coração de Deus? Como se tornou a menina dos olhos de Deus (Sl 17:8)? Duas coisas parecem se destacar.
 
Primeiramente, Davi amava o Senhor de todo o coração e sempre tentou colocar Deus em primeiro lugar. Por duas vezes, nos anos angustiantes em que Saul tentou matá-lo repetidas vezes, Davi teve uma oportunidade de ouro para eliminar aquele que o atormentava. Mas ele se recusou. Por quê? Ele explica: “Que o Senhor me livre de fazer tal coisa a meu senhor, de erguer a mão contra ele, pois é ungido do Senhor” ( 1 Sm 24:6-12; também em 26:11) Davi honrou a Deus acima de todas as coisas, inclusive de si mesmo.
 
Segunda: quando confrontado com o pecado, Davi confessava sua falha, afastava-se da transgressão e buscava o perdão (1 Sm 25:32-35; 2 Sm 11:2712:23, 24:10-14). Diferentemente de Saul, seu antecessor - que normalmente negava sua culpa e culpava os outros quando era colocado contra a parede -, Davi humilhava-se e conseguia dizer a Deus: contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas” (Sl 51:4).
 
O que fez de Davi um homem especial de Deus foi um coração humilde que admitia suas falhas e buscava ao Senhor continuamente. Você quer ser um homem segundo o coração de Deus?
 
Então busque essas duas qualidade em sua vida.
 
“Um coração voltado para Deus conquista o coração do Senhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário