segunda-feira, 6 de outubro de 2014

DEPENDENTE DA PRESENÇA DE DEUS

Balneário Camboriú - 2014


“...mas os que esperam no Senhor [...] caminham e não se fatigam” Isaías 40:31


Não sentimos nenhuma emoção quando andamos; no entanto, andar é uma prova de resistência do quanto suportamos. Mas “caminhar e não se fatigar” é o limite máximo como uma medida de força.

A palavra caminhar (passar, andar) é usada na Bíblia para expressar o caráter de alguém – “No dia seguinte estava João [...] vendo Jesus passar, e disse: Eis o Cordeiro de Deus...” (João 1:35,36). Não há nada de abstrato ou obscuro da Bíblia; tudo é sempre vivo e real. Deus não diz: “Seja espiritual”, mas ordena: “anda na minha presença...” (Gênesis 17:1).

Sempre que estamos em má condição física ou emocional, buscamos emoções na vida. No plano físico, isto leva aos nossos esforços de simular a obra do Espírito Santo; na esfera emocional gera obsessões e a destruição da nossa moralidade. E no plano espiritual, se insistirmos em ter somente emoções, em “subir com asas” (Isaías 40;31), o resultado será a destruição da nossa espiritualidade.

Usufruir da realidade da presença de Deus não depende do lugar ou circunstância em que nos encontramos, mas apenas da nossa determinação de colocarmos o Senhor diante de nós continuamente.

O problema começa quando nos recusamos a confiar na veracidade da Sua presença. Viveremos a experiência de que fala o salmista: “Portanto, não temeremos, ainda que...” (Salmos 46:2) quando nos alicerçarmos na veracidade da presença de Deus; não apenas quando tivermos a simples percepção dessa presença, mas a compreensão de sua veracidade.

Então, exclamaremos: “Ora, Ele esteve aqui o tempo todo!” Em momentos críticos de nossa existência, é necessário pedirmos a direção de Deus, mas não devemos dizer constantemente: “Ó, Senhor, dirigi-me nisso e naquilo”. É claro que Ele o fará! 

Na verdade, Ele já está fazendo! Se as nossas decisões cotidianas não estão de acordo com a Sua vontade, Ele nos pressionará por meio delas, trazendo constrangimento ao nosso espírito. Neste momento, devemos permanecer em silêncio e esperar por direção da Sua presença.


Tudo Para Ele – O livro de ouro de Oswald Chambers 

Nenhum comentário:

Postar um comentário