sábado, 13 de outubro de 2012

UMA CONVERSA DE MÃO DUPLA

Baía de Porto Belo - 2012


É uma honra ser capaz de falar com Deus. Não precisamos passar por um sacerdote, por um santo nem por qualquer outro intermediário. Não é necessário seguir nenhum ritual preestabelecido. Não temos de aguardar um horário livre. Em qualquer lugar, a qualquer hora, em qualquer circunstância, podemos nos aproximar  “do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade” (Hebreus 4:16)

É irônico, porém, que na maior parte do tempo pensemos na oração como algo que falamos para Deus, raramente parando para pensar que Ele também queira falar conosco. Mas, conforme tenho estudado sobre oração, tenho sentido o Senhor dizer: “Se temos um relacionamento, por que você é quem fala o tempo todo? Deixe que Eu fale alguma coisa!”.

De que maneira Deus fala conosco? Uma maneira é por meio de sua Palavra. Ao lermos e meditarmos nela, ele a aplica a nossa vida. Um versículo familiar salta da página em nossa direção no exato momento em que precisamos dele. Parece que ele assume um novo significado para se encaixar em nossas circunstâncias. O versículo não mudou; ele sempre fez parte da Palavra de Deus. Mas o recebemos do Espírito Santo no momento em que ele nos será mais útil.

Outra maneira de Deus falar conosco é por meio de pessoas. “Vou cuidar de você”, é o que ele diz quando um vizinho aparece com uma travessa de uma comida que não tivemos tempo de preparar ou dinheiro para comprar. “Eu me importo com você”, diz ele, por meio dos braços de um amigo que entende a nossa dor e busca nos consolar. “Vou guiar você”, diz ele, por meio de um conselheiro que nos indica o caminho que escolheu para nós.

Uma terceira maneira de Deus falar conosco são as orientações diretas do Espírito Santo. A terceira pessoa da Trindade está pronta, disposta e capacitada a se comunicar conosco. De acordo com as Escrituras, ele conduz, repreende, incentiva, conforta e encoraja os seguidores de Cristo.

Muitos cristãos, porém, não esperam que Deus fale com eles. Ao analisar sua maneira de agir, você poderia imaginar que Jesus fez as malas e voltou para o céu quarenta dias depois de sua ressureição e nunca mais se ouviu falar dele desde então. Embora essa atitude seja comum, ela não se encaixa no quadro que o Senhor pintou por toda a Bíblia.
Bill Hybels

Nenhum comentário:

Postar um comentário